MP no Rádio

12/02/2019

Série especial trata de segurança e do projeto federal de combate ao crime

Imagem de operação policialO MP no Rádio inicia nesta semana edição especial, de dois programas estendidos, para tratar do problema da segurança pública. Os entrevistados são os promotores de Justiça Alexey Choi Caruncho e André Tiago Pasternack Glitz, que atuam no Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp), do Ministério Público do Paraná.

​Na primeira parte da série, que segue nesta semana, os agentes do MPPR apontam alguns dos principais desafios na área da segurança pública, falam das células criminosas que agem a partir dos presídios e da necessidade de desmitifica​ção de algumas ideias referentes a criminalidade por meio de dados e destacam a importância de uma ação conjunta nessa área envolvendo diversas entidades – polícias, Excecutivo, Judiciário e Ministério Público, entre outras.

Pacote de medidas – Nesta edição, os promotores também comentam alguns pontos do “Projeto de Lei Anticrime”, pacote de propostas apresentado pelo governo federal para coibir o avanço da criminalidade no país (notadamente a ideia de “plea bargain”).

No programa da próxima semana, os entrevistados abordarão outros tópicos do pacote federal, como a prisão após condenação em segunda instância, o aprimoramento na investigação dos crimes e a agilização do confisco de bens. Falarão ainda do problema da morosidade judicial e da prescrição dos crimes, bem como da atuação do Ministério Público na área da segurança.

 

Entrevista em bloco único

 

Entrevista em partes: bloco um

 

Entrevista em partes: bloco dois

 

Direito à educação – Na semana passada, o programa tratou do direito à educação, a propósito da volta às aulas nas escolas paranaenses. A entrevistada foi a promotora de Justiça Clemen Batista Gomes, do Ministério Público do Paraná. Durante a conversa, ela explica por que a educação é um direito fundamental, fala da garantia de vagas nas escolas públicas a todos os estudantes, aponta os caminhos a serem adotados pelas famílias quando se deparam com uma negativa de vaga a um aluno e comenta a idade obrigatória para a matrícula das crianças. A entrevista pode ser acessada aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem