Criminal

10/06/2021

MPPR deflagra a Operação Delta para coibir organização criminosa com sede em Colorado e núcleos articulados em mais 11 municípios paranaenses

O Ministério Público do Paraná e a Polícia Militar do Paraná deflagraram nesta quinta-feira, 10 de junho, a Operação Delta, com o cumprimento de 63 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão. A ação tem por objetivo desarticular uma organização criminosa sediada em Colorado, no Norte-Central do estado, com núcleos em mais 11 cidades paranaenses: Maringá, Londrina, Paiçandu, Sarandi, Munhoz de Melo, Astorga, Marialva, Arapongas, Santo Inácio (todas também no Norte-Central), Querência do Norte e Santa Cruz de Monte Castelo (estas no Noroeste).

As investigações, que duraram cerca de dez meses, permitiram mapear e identificar os núcleos de atuação que, operando de forma coordenada, implementaram um sistema de distribuição de drogas e prática de outros crimes com a participação de colaboradores do grupo. Foram identificados núcleos distintos da organização criminosa, com foco principal no tráfico de drogas, mas atuando também na prática de outros delitos, como negociação de armas, roubos, furtos, homicídio e tentativa de homicídio. Um dos núcleos especializou-se em roubos de veículos e ônibus. Foram ainda identificados membros de organizações criminosas relacionados com a prática de “tribunais do crime”.

O trabalho foi conduzido por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Colorado, em parceria com o serviço de inteligência do 4º Batalhão da Polícia Militar em Maringá. A operação acarretou no oferecimento de seis ações penais contra 63 pessoas.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4264

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem