Atuação

02/08/2021

MPPR lança podcast para discutir assuntos do cotidiano da população

Neste mês de agosto, o Ministério Público do Paraná estreia mais um produto de comunicação voltado para a sociedade: o podcast “Conversa com o MP”. Produzido pela Assessoria de Comunicação da instituição, o programa contará com a participação de convidados especiais, tanto do próprio MPPR como de outros órgãos e entidades, para uma conversa solta, com linguagem acessível e de fácil compreensão, sobre assuntos que impactam na vida de todos os cidadãos. 

O “Conversa com o MP” estreará com o especial “Agosto Lilás”, a propósito do mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher – que também é o mês de aniversário da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que há 15 anos protege mulheres da violência doméstica e familiar, salvando vidas, punindo agressores e fortalecendo a autonomia de milhares de brasileiras. A ideia do podcast é que, periodicamente, sejam produzidos novos episódios, em série ou únicos, sobre temas diversos, relacionados às áreas de atuação do MPPR, sempre em uma linguagem dinâmica e espontânea, que é uma característica desse tipo de programa. “Essa nova iniciativa reforça o compromisso institucional do Ministério Público do Paraná de permanentemente atuar na defesa dos direitos da população paranaense”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

No Brasil, o número de pessoas que escutam podcast regularmente aumentou 33% em 2020. Segundo pesquisa do Instituto Kantar Ibope, são hoje cerca de 28 milhões de brasileiros com mais de 16 anos que incorporaram o hábito de ouvir esse tipo de produção de áudio. “Com esse projeto, a Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná busca aproximar ainda mais a instituição da sociedade, divulgando a atuação de seus integrantes e informações de interesse público por intermédio de uma linguagem acessível, dinâmica e informal", diz o promotor de Justiça Fernando da Silva Mattos, coordenador de Assuntos Institucionais do MPPR e responsável pela Ascom. 

Especial Agosto Lilás - A primeira produção do “Conversa com o MP” terá cinco episódios. O primeiro vai tratar da violência em um contexto geral, especialmente na pandemia, em que muitas mulheres estiveram (ou ainda estão) em isolamento domiciliar, sem conseguir denunciar situações de violência que foram agravadas pela situação do país. O segundo vai tratar do ciclo da violência e dos tipos de abusos contra a mulher; no terceiro, a conversa é sobre o crime de feminicídio; o quarto vai abordar iniciativas que podem mudar essa realidade – e que inclusive já são desenvolvidas por agentes da instituição, como o grupo de reflexão para homens agressores. No quinto e último programa, a discussão principal trata do contexto social e político da violência de gênero.

Cada episódio tem, em média, 40 minutos de duração Todos serão divulgados nas redes sociais do MPPR e no site institucional. O teaser do projeto está disponível aqui.

Outros programas - O MPPR já tem outros produtos em áudio, o MP no Rádio e o MP Responde, que são dirigidos às emissoras de rádio, que utilizam o material em suas grades de programação. Com o formato de entrevista e duração média de 15 minutos, o MP no Rádio completou cinco anos em junho, tratando de temas ligados à atuação institucional em diversas áreas, como direitos humanos, direito de família, saúde, patrimônio público, educação, meio ambiente e segurança, além de orientações quanto aos direitos da população. Já o MP Responde traz spots de cerca de um minuto de duração com perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns da população a respeito do trabalho do Ministério Público e de questões gerais da área jurídica, respondidas por procuradores e promotores de Justiça. Ambos são produzidos pela Assessoria de Comunicação do MPPR.

Desde outubro de 2019, o MPPR produz ainda o Julgados e Comentados, um podcast para tratar das principais decisões tomadas por Tribunais de todo o país e Cortes Internacionais sob a ótica do Ministério Público. A produção é da Escola Superior do MPPR, e os episódios vão ao ar quinzenalmente.

Premiações - O MP no Rádio e o MP Responde já foram reconhecidos em duas premiações nacionais: o Prêmio CNMP 2018 (2º lugar na categoria “Comunicação e Relacionamento”), realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, e o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, em 2017 (2º lugar na categoria “Produção Radiofônica”), promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. Os projetos ainda foram vencedores do concurso Prata da Casa, em 2019, na categoria “Atuação nas unidades de apoio e assessoramento dos órgãos da administração”.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4264

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem