Institucional

19/08/2021

Uso da inteligência artificial no Sistema de Justiça é tema de live

Utilizada em várias áreas do conhecimento e já integrada à nossa vida em sociedade, a Inteligência Artificial está presente também em escritórios jurídicos, tribunais e unidades do Ministério Público brasileiro. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que, entre fevereiro e agosto de 2020, o Judiciário contava com 64 projetos de I.A. em funcionamento ou em implantação em 47 tribunais do país.

Uma visão geral dos conceitos, aplicações e limitações do uso da Inteligência Artificial em apoio à tomada de decisão nas esferas judicial e extrajudicial será apresentada em live do Ministério Público do Paraná na próxima terça-feira, 24 de agosto, às 10 horas. Na ocasião, será lançado o Grupo de Pesquisa em Inovação, Direito e Novas Tecnologias, com o objetivo de estabelecer um canal permanente de debate e de estudos sobre temáticas relacionadas ao desenvolvimento de novas ferramentas que possam contribuir para o aperfeiçoamento da atuação do MPPR na defesa da sociedade.

Voltado a membros, servidores e estagiários do MPPR, integrantes do Poder Judiciário e advogados, o evento também pode ser acessado por qualquer interessado. Clique aqui para acompanhar a transmissão.

Participações – O encontro virtual é promovido pelo Programa de Inovação “Inova MPPR” em conjunto com a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, e pela Escola Superior do MPPR. Contará com a participação do procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, que fará a abertura do evento.  Em seguida, farão exposições o promotor de Justiça Fernando da Silva Mattos, coordenador de Assuntos Institucionais e do Programa de Inovação “Inova MPPR”; o procurador de Justiça Rodrigo Regnier Chemim Guimarães, doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná e coordenador de Recursos Criminais no MPPR; a juíza auxiliar Fabiane Pieruccini, que atua junto à Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná; e o promotor de Justiça Marcos José Porto Soares, um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa do MPPR em Inovação, Direito e Novas Tecnologias.

 

Informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

comunicacao@mppr.mp.br

(41) 3250-4264

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem