Comunicação

03/09/2021

Entenda as diferenças entre denúncia, queixa e notícia-crime

Em conversas cotidianas, é comum ouvirmos a expressão “Vou denunciar ao Ministério Público!” sempre que alguém se depara com fatos ou comportamentos considerados ilegais e para os quais se acredita que deve ser tomada alguma providência pelo poder público. Mas você sabia que a denúncia propriamente dita, no rigor do termo, é na verdade a peça jurídica apresentada pelo Ministério Público à Justiça? Nesta edição do Entenda Direito, confira as características de expressões como denúncia, queixa e notícia-crime e entenda como melhor empregá-las em seu dia a dia.

Projeto – O Entenda Direito é uma releitura de iniciativa anterior – o “Pílulas de Direito para jornalistas” – lançada pela Assessoria de Comunicação do MPPR em 2005 e premiada em 2006 com o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Inicialmente voltada aos profissionais da imprensa, o projeto agora busca comunicar-se com toda a população. A proposta é ampliar o entendimento das pessoas sobre questões que podem impactar diretamente o seu dia a dia, por meio de textos simples e diretos que buscam “traduzir” expressões do universo jurídico.

Inquéritos – No último mês, falamos sobre as diferenças entre os inquéritos civil e criminal, explicando os casos em que as investigações são conduzidas pela autoridade policial e quando as apurações ficam a cargo diretamente das Promotorias de Justiça.

 

Acesse o Entenda Direito: Denúncia, Queixa e Notícia-Crime

Acesse a página com todos os textos

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4264

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem