Saúde

14/09/2021

Prevenção ao suicídio ganha mais destaque no mês de setembro

O debate sobre questões relacionadas ao suicídio ganha maior visibilidade em setembro, mês marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10). Neste ano, a data é lembrada em um contexto em que a população ainda necessita observar medidas de isolamento social, o que, segundo especialistas, pode contribuir para o surgimento e o agravamento de casos de ansiedade e de depressão.

Nesse cenário, para discutir iniciativas que possam contribuir para diminuir o preconceito comumente associado a doenças emocionais e para prevenir o suicídio, o Ministério Público do Paraná promove na quarta-feira, 15 de setembro, às 10 horas, uma live com o psiquiatra José Cleber Feliciano Ferreira, vice-presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria.

Acolhimento – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo entre pessoas de 15 a 29 anos. A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e, a cada 4 segundos, uma tenta o suicídio. No encontro virtual o MPPR pretende abordar a importância do acolhimento a pessoas com doenças mentais passíveis de risco de suicídio.

Além do psiquiatra José Cleber Feliciano Ferreira, que é membro do Comitê de Novas Tecnologias da Associação Brasileira de Psiquiatria e idealizador do Projeto Viva a Vida, que promove palestras para prevenção ao suicídio em escolas estaduais de Guarapuava, o evento contará com as participações do médico Paulo Henrique Farias Lobo, chefe da Divisão de Assistência e Saúde Ocupacional do MPPR, e da psicóloga Ana Amélia Barbosa Bonetti, que atua na Divisão de Assistência e Saúde Ocupacional do MPPR.

Aberta à participação de todos os interessados, a live é promovida pela Escola Superior, pelo Serviço de Acolhimento Institucional e pela Divisão de Assistência e Saúde Ocupacional (ambos vinculados à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos) do MPPR.

 

Clique aqui para acessar a transmissão.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem