Institucional

03/11/2021

Iniciativa da Comunicação do MPPR recebe prêmio nacional

O projeto “Entenda Direito”, da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná, foi contemplado com o terceiro lugar na edição de 2021 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2021. Organizada pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, a premiação reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos do sistema de justiça do país. Premiado na categoria Relacionamento com a Mídia, o MPPR foi o único representante dos Ministérios Públicos estaduais entre os finalistas. O anúncio foi feito ao final do II Seminário On-Line de Comunicação e Justiça, em, 22 de outubro.

“É com grande satisfação que o Ministério Público do Paraná recebe essa premiação nacional, numa categoria tão importante como a de Relacionamento com a Mídia. A ocasião é oportuna para reafirmarmos a necessidade de sempre atuarmos de forma próxima dos veículos de comunicação, o que contribui para o fortalecimento do nosso trabalho na defesa dos direitos da sociedade”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Para o coordenador de Assuntos Institucionais, promotor de Justiça Fernando da Silva Mattos, que é responsável pela Ascom, “o reconhecimento é fruto do intenso trabalho realizado pelos integrantes da assessoria de comunicação, servidores e estagiários, que diuturnamente se dedicam para o aprimoramento desse importante setor da nossa instituição. A valorização da comunicação institucional é indispensável para que o Ministério Público consiga se aproximar cada vez mais da população destinatária dos nossos serviços”.

Chegando a sua 19ª edição, o prêmio tem como objetivo promover a troca de experiências, contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços da comunicação e estimular iniciativas na área da comunicação pública de órgãos como os Tribunais de Justiça, Cortes Superiores, Defensorias e MPs. Ao todo, 209 projetos se inscreveram na edição de 2021 do Prêmio, concorrendo em 12 categorias: artigo acadêmico, comunicação interna, fotografia, mídia audiovisual, mídia digital, mídia radiofônica, mídia social, projeto/campanha institucional de interesse público, publicação especial, relacionamento com a mídia, reportagem escrita, vídeo institucional/documentário.

Entenda Direito – Lançado em março de 2020, o projeto objetiva ampliar o entendimento da população e dos profissionais da imprensa sobre questões que podem impactar diretamente seu dia a dia e que são, diariamente, temas de matérias jornalísticas. A partir de uma linguagem direta e objetiva, a cada mês, a Assessoria de Comunicação aborda um conceito, termo ou expressão – da área criminal ou civil – como tema de publicações nos canais institucionais (site e redes sociais). Habeas corpus, ação civil pública e crimes decorrentes de algumas condutas durante a pandemia de Covid-19 foram alguns dos assuntos já tratados. O Entenda Direito é uma releitura de iniciativa anterior – o “Pílulas de Direito para jornalistas” –, ação lançada pela Assessoria de Comunicação do MPPR em 2005 e também premiada, em 2006, com o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

 

 

Acesse aqui o projeto Entenda Direito

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4264

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem