MP no Rádio

11/01/2022

Nova lei que trata de endividamento familiar é destaque em entrevista

MP no Rádio

O MP no Rádio aborda nesta edição o problema do endividamento familiar, situação que em 2021 atingiu a maior taxa dos últimos 11 anos no país: segundo pesquisa realizada no final do ano passado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, quase 75% dos grupos familiares brasileiros encontravam-se endividados, o equivalente a 12 milhões de famílias. O entrevistado é o procurador de Justiça Ciro Expedito Scheraiber, coordenador do Centro de Apoio Operacional Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, unidade especializada do Ministério Público do Paraná.

Durante a conversa, ele fala da recente Lei 14.181/2021, já em vigor, voltada a auxiliar as pessoas que se encontram endividadas. Também aponta situações que podem levar ao endividamento, fala da responsabilidade das instituições financeiras nesse processo e dá algumas orientações para que os consumidores consigam “limpar o nome”.

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

Acolhimento – A edição da semana passada do MP no Rádio tratou do programa Família Acolhedora, uma modalidade de serviço socioassistencial voltada a crianças e adolescentes em situação de risco, classificada como medida protetiva, e que funciona em todo o país. A entrevistada foi a assistente social Neusa Cerutti, responsável há 13 anos pela capacitação de integrantes para o projeto. Clique aqui e confira.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Ouça aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR. As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem