Institucional

04/07/2022

Websérie trata da participação feminina no MPPR

Está no ar a websérie “Breve história das mulheres do Ministério Público do Paraná: 1891-1991”, inspirada no livro de mesmo nome, do historiador voluntário Cristiano de Oliveira Viana Correia. A iniciativa objetiva visibilizar a história das mulheres como protagonistas da instituição. O segundo episódio vai ao ar nesta terça-feira, 5 de julho, no canal da Escola Superior no Youtube.

Formada por nove episódios, a websérie apresenta temas transversais abordados na obra, que se propõe a construir uma memória institucional a partir da narrativa de promotoras e servidoras. O livro será lançado em 29 de julho.

O autor conta que analisou as trajetórias particulares de várias mulheres vanguardistas na instituição para compreender como eram, em especial, os processos de recrutamento, com destaque para o período entre 1930 e 1970. “Esperamos que o livro sirva para trazer a questão de que a presença das mulheres no MPPR não é recente, mas que por muito tempo foi invisibilizada e que um novo olhar sobre novas protagonistas pode nos oferecer uma nova perspectiva da história institucional”, declara Cristiano.

De acordo com a coordenadora editorial, a procuradora de Justiça aposentada Valéria Teixeira de Meiroz Grilo, a ideia do projeto surgiu da importância de trazer a reflexão sobre o aumento da participação feminina no Direito. “Acreditamos que a publicação da obra transcende o espaço institucional para a interlocução com a sociedade, por meio da produção de conteúdo de referência que aborda um contexto mais abrangente:  a questão de gênero vivenciada por todas as mulheres operadoras do Direito no Brasil. Trata-se de uma obra necessária, que enriquecerá a produção científica da nossa instituição”, afirma.

O presidente do Conselho Curador do Memorial, Sérgio Renato Sinhori, procurador de Justiça aposentado, destaca o rigor metodológico do livro e a minuciosa pesquisa realizada para narrar as histórias de vida das mulheres que se confundem com a história institucional. “Suas páginas registram episódios de garra, lutas e paixão, sempre com enlace nos fatos políticos e no esquadrinhamento jurídico da época, de mulheres que tiveram a coragem de desbravar os caminhos para as atuais promotoras de Justiça e servidoras do Ministério Público do Estado do Paraná.”

O livro é patrocinado pela Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), com apoio da Escola Superior e do Memorial do MPPR e da Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná (Assemp).
 

Assista ao primeiro episódio

Confira as datas de lançamento dos episódios:

30/06 - Memória institucional, REConto e o Memorial

05/07 - O livro “Breve história das mulheres do Ministério Público do Paraná: 1891-1991”

07/07 - Mulheres na história: historiografia e feminismos

12/07 - A primeira promotora do Paraná

14/07 - Experiência da mulher promotora do século XXI

19/07 - Ministério Público e a defesa das questões de gênero

21/07 - Nupige: práticas em defesa da igualdade de gênero

26/07 - Nupige e as ações em defesa da igualdade de gênero

28/07 - Uma promotora procuradora-geral e em todos os poderes


 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem