Semana do Lixo Zero
Apresentação | Gestão Socioambiental | Gestão de Resíduos | Uso Racional de Recursos | Capacitação Socioambiental | Eventos | Contato
25 de Outubro de 2021
Coleta de resíduo eletrônico e “lives” sobre bem-estar pautaram a programação
A adequada destinação dos resíduos eletrônicos foi o tema da Semana Lixo Zero do Ministério Público do Paraná, campanha realizada pela Comissão de Gestão Socioambiental, que iniciou dia 25 de outubro. Em algumas sedes do MPPR, em Curitiba, foram instalados postos para a arrecadação. Assim, todos os integrantes da instituição e colaboradores puderam descartar equipamentos eletrônicos, dentre aqueles contidos em
para a doação à cooperativa de recicladores.Confira os diversos locais para o correto descarte dos resíduos eletrônicos endereçados na capital e no interior do estado
.Durante a semana, também foram realizadas “lives”, abertas à participação de todos os integrantes, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público, abordando assuntos voltados ao bem-estar pessoal. “A campanha deste ano tem o intuito de conscientizar e incentivar o descarte adequado dos resíduos eletrônicos para não prejudicar o meio ambiente, pois a presença de substâncias nocivas como berílio, cádmio, chumbo, mercúrio, entre outros, causam negativo impacto ambiental ao inseri-las na natureza, gerando consequências nefastas a todos: seres humanos, recursos naturais e vida animal”, explica a procuradora de Justiça Carla Moretto Maccarini. “Realizando o descarte correto e a destinação adequada, estamos conscientizando vidas no objetivo da saúde e do bem-estar, gerando benefício imediato a todos os seres, bem como contribuindo para as futuras gerações.”
Com esta ação de arrecadação dos resíduos eletrônicos em Curitiba, foram coletados 03 aparelhos de telefonia móvel celular; 04 placas para computador; 01 aparelho de telefone; 01 transformador; 03 câmeras fotográficas, 01 modem, 02 refletores, 02 câmeras, 03 mouses, 01 fritadeira elétrica, 15 cabos para carregadores, 01 aparelho de telefone sem fio.
O material recebido foi encaminhado a CATAPARANÁ, cooperativa de recicladores conveniada ao Ministério Público em Curitiba, atuante na transformação e no beneficiamento de materiais recicláveis que realizou a destinação final.
“Lives” realizadas
No dia 25 de outubro, a “personal organizer” Nadia Dalla Costa abordou formas de melhorar a organização do trabalho e dos afazeres rotineiros, para impactar positivamente o cotidiano e estimular o desempenho satisfatório e a felicidade.
No dia 27 de outubro, a psicopedagoga Wanderleia Coelho, servidora do Caop de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, apresentou a Biodança e a sua contribuição ao crescimento pessoal, autocuidado e cuidado com a vida. Clique aqui para assistir.
Por fim, em 29 de outubro, a promotora de justiça Márcia Graff realizou uma meditação guiada, mostrando os passos para alavancar a melhor percepção do corpo e da saúde, com técnicas de respiração e relaxamento.
Lixo Zero
A Semana Lixo Zero foi incorporada à atuação da Comissão de Gestão Socioambiental do MPPR em 2017, no objetivo de reforçar e incentivar ações práticas no cotidiano institucional, como a redução e a reutilização das impressões em papel, a redução da utilização de copos plásticos descartáveis; a reutilização das garrafas PET; a redução do consumo da energia elétrica e a adequada destinação dos resíduos orgânicos e recicláveis. A iniciativa é do Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país.
Desde 2011, a comissão tem implementado ações para alcançar a adoção dos princípios sustentáveis inseridos na política dos 5R's (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) e do Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, que está estruturado em seis eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão de resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis e; construções sustentáveis.
Comarca de Maringá
Durante a " Semana do Lixo Zero" a servidora e multiplicadora Joice Gonçalves, na companhia de colegas, divulgou informações sobre o descarte adequado de eletrônicos e iniciou pesquisa para levantar os
na cidade de Maringá.“Também tivemos a ideia de criar um pequeno ponto de coleta na entrada do prédio sede e também no Gaeco, para ser usados pelos membros e servidores ou pelo público em geral”.
“A intenção é facilitar o descarte, tornando possível trazer aquela pilha usada ou a bateria obsoleta junto da bolsa ou da carteira e descartar aqui no trabalho mesmo, local que frequentamos muito mais do que qualquer outro ponto de coleta na cidade”, explica a servidora e multiplicadora Joice.