CONSELHO TUTELAR - Lançada cartilha sobre eleições gerais 01/04/2015 - 12:00
Lançada cartilha sobre eleições gerais para conselheiros tutelares. Na solenidade, ministra disse que é preciso intensificar o trabalho de mobilização contra a PEC 171/93, que reduz a maioridade penal.
Ao lançar o "Guia de Orientações sobre o Processo Unificado de Escolha de Conselheiros Tutelares", nesta terça-feira (31), a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, destacou que a eleição unificada garantirá maior transparência e participação da sociedade no processo de escolha dos conselheiros tutelares. "Ao unificar a data de escolha, será possível realizar uma grande campanha de mobilização para que a população vote e conheça os conselheiros, que serão responsáveis por cuidar dos direitos das crianças e dos adolescentes nos municípios brasileiros pelos próximos quatro anos", enfatizou a ministra Ideli.
As eleições gerais serão realizadas no primeiro domingo de outubro deste ano em todo o Brasil. O guia será usado como referência para todos os municípios brasileiros, orientando os conselhos municipais dos direitos da Criança e do Adolescente, e contribuirá para garantir a transparência do processo. O presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Distrito Federal, Ziel Ferreira dos Santos, que participou da cerimônia de lançamento da cartilha, também classificou como "um grande avanço" a eleição unificada. "Dessa forma, os conselheiros ganharão mais capacitação e reconhecimento na sociedade. Com o guia, o Brasil terá mais conhecimento sobre o papel dos conselhos tutelares", disse.
A determinação de uma data única para a escolha dos conselheiros foi definida pela Lei Federal nº 12.696/2012, que também assegurou a esses profissionais direitos como licença maternidade e paternidade, cobertura previdenciária e férias. No exercício de suas atividades, os conselheiros tutelares devem contribuir para o enfrentamento às violações dos direitos das crianças e adolescentes - atuando, por exemplo, no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infantojuvenil, exercendo um papel estratégico na proteção jurídico social dos direitos da criança e do adolescente. Atualmente, o Brasil possui 5.952 Conselhos Tutelares em funcionamento.
Clique aqui para ler ou baixar o guia.
Maioridade penal
Durante a solenidade de lançamento da cartilha, a ministra Ideli Salvatti afirmou que é preciso intensificar o trabalho de mobilização contra a PEC 171/93, que reduz a maioridade penal.
A ministra destacou que a maioria dos secretários estaduais de segurança pública assinou nesta terça-feira (31) uma moção contra a redução da maioridade penal, mesmo dia em que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta.
"Os secretários de segurança pública sabem o que significa colocar a nossa juventude no sistema prisional, o que será um verdadeiro aperfeiçoamento do crime. Vamos precisar de fôlego e energia para que não tenhamos esse retrocesso na legislação brasileira", complementou.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Meio Norte
[Fonte: SDH/PR - Notícia - 31/03/2015]
Notícias adicionais
- Lançada cartilha sobre eleições gerais para conselheiros tutelares
Na solenidade, ministra disse que é preciso intensificar o trabalho de mobilização contra a PEC 171/93, que reduz a maioridade penal
(SDH/PR - Notícia - Assessoria de Comunicação Social - 31/03/2015) - Cartilha da Secretaria de Direitos Humanos vai guiar primeira eleição geral para conselheiros tutelares do país
Documento foi elaborado depois da sanção da lei que determinou a convocação simultânea da votação em todos os municípios e descreve as atribuições dos conselheiros
(O Globo - por Jéssica Moura - 31/03/2015) - Ideli Salvatti lança cartilha para eleições nos conselhos tutelares
Guia de Orientações, Processo de Escolha em Data Unificada dos Membros dos Conselhos Tutelares, uma cartilha que vai servir como referência para os conselhos municipais da criança e do adolescente durante o processo de escolha dos conselheiros
(EBC Agência Brasil - Edição de Stênio Ribeiro - 31/03/2015)
Guia de Orientações |
Sumário do Guia de Orientações
Guia de Orientações - Processo de escolha em data unificada dos membros dos Conselhos Tutelares
- Apresentação
- Introdução
- Orientações para o primeiro processo de escolha em data unificada de Conselheiros Tutelares
- Lei Municipal
- Atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
- Candidatura a membro do Conselho Tutelar
- Poderão participar do processo de escolha
- Não poderão participar do processo de escolha
- Atribuições da Comissão Especial
- Modelo de Edital
- Etapas para realização do processo de escolha
- Recomendações / Observações Gerais
- Perguntas Frequentes
- Quais são os requisitos básicos exigidos dos pretendentes a função de conselheiro tutelar?
- Em quantos candidatos o eleitor poderá votar?
- Como será a candidatura?
- O Processo de Escolha em Data Unificada será obrigatória?
- No Processo de Escolha em Data Unificada quem pode votar?
- O Município terá liberdade de exigir o nível de escolaridade dos pretendentes a função de Conselheiro Tutelar em Lei Municipal?
- É obrigatório o candidato ter carteira nacional de habilitação para participar do Processo de Escolha dos pretendentes a função de Conselheiro Tutelar?
- O Conselheiro Tutelar que está no efetivo exercício da função poderá ser reconduzido?
- Há obrigatoriedade de realização de exame de conhecimento específico?
- A data do Processo de Escolha a pretendentes a função de membro do Conselho Tutelar será unificada?
- Quais as atribuições da Comissão Especial?
- Ainda tenho dúvidas sobre o Processo de Escolha em data unificada, aonde posso buscar mais informações?
- Anexos
- Anexo 01 - Lei nº 12.696/2012
- Anexo 02 - Recomentação do Grupo de Trabalho Nacional
- Anexo 03 - Resolução CONANDA nº 170/2014
- Anexo 04 - Resolução CONANDA nº 113/2006
- Anexo 05 - Resolução CONANDA nº 152/2012
- Anexo 06 - Modelo de Edital
Matérias relacionadas: (links internos)
» Conselho Tutelar: Processo Unificado de Escolha
» Conselho Tutelar
Notícias relacionadas: (links internos)
» (02/10/2014) CONSELHO TUTELAR - Recomendação sobre o processo unificado de escolha de conselheiros tutelares
» (18/07/2014) CONANDA - Recomendação sobre o processo unificado de escolha de conselheiros tutelares
Download: (arquivo PDF)
» Guia de Orientações - Eleições unificadas para Conselho Tutelar
Referências: (links externos)
» SDH/PR - Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República