Comitê de Gestão Estratégica avalia o desempenho dos projetos e indicadores 31/05/2011 - 17:40

No dia 26 de maio foi realizada, na sede do MP-PR, a 3ª reunião do Comitê de Gestão Estratégica (CGE), para analisar a situação dos projetos e indicadores estratégicos da instituição. O procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, fez a abertura do encontro, que contou com a presença de representantes das Subprocuradorias-Gerais das áreas Administrativa, Jurídica e de Planejamento, da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), da Associação dos Servidores (ASSEMP), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, da Corregedoria-Geral, da Ouvidoria-Geral e do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça.

Após exposição sobre as funcionalidades do software FlexSI, ferramenta que agrupa informações para monitoramento dos objetivos, gestão dos indicadores e planos de projetos, foi apresentada a situação atual dos mais de trinta projetos estratégicos do MP-PR, dando-se ênfase aos seus pontos positivos e aspectos críticos.

Percebeu-se que os principais avanços ocorreram nos projetos estratégicos da área meio, gerenciados pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Entre eles, o de "Excelência na gestão administrativa", em que foram mapeados e organizados os processos de trabalho, a adequação do controle de estoque, compras e aquisições de materiais; "Boas práticas em gestão", que incluem projetos de desenvolvimento de lideranças e avaliação de competências; "Clima organizacional", com o lançamento da pesquisa específica, no último dia 25 de maio; "Infraestrutura de órgãos e unidades", com destaque para o plano qüinqüenal de obras, reformas e adaptação de espaço físico; e "Gestão documental", que visa a organização de documentos e arquivos.

Outra novidade foi a inclusão, no planejamento estratégico do MP-PR, de três novos projetos: "Plano de modernização de carreiras", "Tabelas processuais unificadas" e "Plano de política e segurança institucional".

Ainda na reunião foram destacados os seguintes projetos da área-fim: lançamento da campanha da Educação, denominada "100% Pré Escola", no próximo dia 8 de junho, que visa incentivar a criação gradativa de vagas nas escolas públicas municipais para crianças de quatro e cinco anos, até 2016; "Central de Atendimento ao Cidadão em Curitiba", que tem como objetivo melhorar o atendimento da instituição, seja presencialmente, seja nos contatos telefônicos ou pela internet; "MP Social", que objetiva atender demandas das comunidades das regiões mais vulneráveis do Estado; "Atuação Integrada em Defesa do Patrimônio Público", com o intento de otimizar a atuação hoje desenvolvida na área; e "Enfrentamento à Drogadição", com o envolvimento das áreas da criança e do adolescente, dos direitos constitucionais, da educação e da saúde, dentre outros.

O calendário com as próximas reuniões do CGE já está estabelecido: 15 de agosto, 3 de outubro e 5 de dezembro. Na próxima reunião, o Comitê Gestor irá concluir a etapa da revisão dos indicadores estratégicos. Mais detalhes estão disponíveis no link.

 

31/05/2011