Entrevista da semana trata de feminicídio e da atuação do Ministério Público no suporte às vítimas desse tipo de crime 09/05/2023 - 09:29

O MP no Rádio desta semana trata do crime de feminicídio, que é uma qualificadora do crime de homicídio – no caso, o assassinato de uma mulher motivado por sua condição de gênero. A entrevistada é a promotora de Justiça Ticiane Louise Santana Pereira, do Ministério Público do Paraná, que atua em Curitiba, no Tribunal do Júri, em casos de homicídio com essa qualificadora. Durante a conversa, ela explica o que determina esse tipo de crime e quais são as penas relacionadas a ele. Fala também de um projeto recente, do MPPR, voltado a atender mulheres que sobreviveram a tentativas de feminicídio na capital.

Bloco único

Bloco um

Bloco dois

Idosos – Na semana passada, o programa falou sobre maus-tratos e abandono contra idosos, com a promotora de Justiça Sílvia Galesi Campelo, do MPPR. Segundo dados registrados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, só no ano passado, houve no Brasil 103.304 denúncias de violações contra idosos feitas nos canais disque 100 e ligue 180 e no aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Ouça aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR. As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail mpno[email protected] e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

GALERIA DE IMAGENS