Justiça recebe denúncia do MPPR de maus-tratos a animais contra tutor que deixou de oferecer cuidados veterinários ao cachorro em Curitiba 23/03/2023 - 16:58
Em Curitiba, nesta quinta-feira, 23 de março, a Justiça recebeu denúncia criminal ajuizada pelo Ministério Público do Paraná contra um homem por maus-tratos contra animais. O MPPR sustenta omissão do requerido, que era tutor de um cão e deixou de oferecer os devidos cuidados veterinários ao animal, que foi encontrado com um ferimento grave no pescoço, em estado avançado de infecção (com a presença de larvas).
Na denúncia, apresentada por meio da Promotoria de Justiça de Proteção do Meio Ambiente de Curitiba, o Ministério Público relata que o caso foi noticiado à autoridade policial que, em buscas na casa do réu, no bairro Tatuquara, localizou o cachorro. Informações do laudo médico veterinário feito após o resgate e incluídas nos autos apontam para a situação de maus-tratos, com “a presença de uma lesão extensa próxima da região auricular esquerda, com suspeita de miíase, infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem o tecido cutâneo ou orifícios do corpo do animal que causa vários danos ao organismo, podendo levar o animal a morte.”
O crime de maus-tratos contra animais pode ser punido com pena de dois a cinco anos de prisão e multa, podendo a pena ter acréscimo considerando a morte de um dos animais. Os autos vão tramitar junto à 11ª Vara Criminal da capital.
Processo n° 0000901-38.2023.8.16.0196
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4469