MPPR conclui série de visitas a cooperativas de coleta de recicláveis de Londrina para melhorar serviço e assegurar direitos dos catadores 21/12/2022 - 15:37
Em Londrina, no Norte Central do Estado, o Ministério Público do Paraná, por meio da 20ª Promotoria de Justiça da comarca, concluiu nesta quinta-feira, 15 de dezembro, uma série de visitas às sete cooperativas que operam coleta, triagem e outros atos de gestão de resíduos recicláveis e reaproveitáveis na cidade. O trabalho tem o objetivo de ouvir a percepção dos cooperados a respeito de temas como a coleta de materiais recicláveis, a gestão das cooperativas e a participação do Poder Público nesse processo, entre outros, para a indicação de propostas e estratégias de aprimoramento dos trabalhos e garantia dos direitos dos cooperados.
A iniciativa integra as ações iniciadas após reunião promovida em outubro com a presença do prefeito de Londrina, do diretor-presidente e de fiscais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) e de representantes das sete cooperativas. O MPPR participou do encontro com representantes da 20ª e da 24ª Promotorias de Justiça e do Núcleo Regional do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria). Essa reunião originou um acordo pela formalização de contrato do Município com as cooperativas por mais seis meses e a realização, nesse período, de discussões e ações para avaliação do trabalho das entidades de coleta e gerenciamento de recicláveis.
As visitas começaram em 9 de novembro e incluíram as cooperativas Cocepeve, Cooper Mudança, Cooper Oeste, Cooper Refum, Cooper Região, Ecorecin e Cooper North. Além das visitas nas sedes das entidades, o MPPR realizou também reuniões com cooperados de todas elas.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249