MPPR presta homenagem à primeira procuradora de Justiça da instituição 23/04/2023 - 10:32

Com imenso pesar, o Ministério Público do Paraná noticia o falecimento de Celita Teixeira de Alvarenga, primeira mulher a ocupar o cargo de procuradora de Justiça na instituição, em 1982. Aposentada desde 1994, Celita ingressou no MPPR por concurso, em 1960, quando assumiu o cargo de promotora pública substituta. Na Procuradoria, atuou na área criminal. Celita ainda foi a primeira mulher a fazer parte do Conselho Superior do MP e concorreu também ao cargo de procuradora-geral de Justiça.

O velório está sendo realizado neste domingo, 23 de abril, na Capela do Tribunal de Justiça do Paraná. O sepultamento ocorrerá às 17 horas, no Cemitério Parque Iguaçu (Rua Nicolau José Gravina, 292), em Curitiba.

Confira abaixo a homenagem da Procuradoria-Geral de Justiça à procuradora de Justiça aposentada:

Homenagem à pioneira

É com profundo pesar que o Ministério Público do Paraná se despede da Procuradora de Justiça aposentada Celita Alvarenga Bertotti, que faleceu no último sábado, 22 de abril, deixando um honroso legado ao Ministério Público araucariano, com destaque ao seu vanguardismo institucional ao ocupar pela primeira vez na história o cargo de Procuradora de Justiça, em 1982.

Seu maior valor, porém, não se prende apenas ao ineditismo de sua conquista funcional, pois projeta-se muito mais na articulação de um mundo humanizado por sua fina sensibilidade que, nas palavras de Cora Coralina, fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.

Que as sementes plantadas por Celita ao longo de sua belíssima trajetória possam ser santificadas pelo ideal de uma causa inspirada em sua luta, abrindo nossos olhos e ouvidos, fortalecendo nossas mãos para acender a chama que consumirá o enredo dessa história, evolando-se da região de nossas mais profundas emoções, a imortal imagem de sua majestade moral.

O Ministério Público do Estado do Paraná, sua casa, a pranteia, rogando ao Deus de todas as fés que permita a construção de pontes desta à sua outra agora eterna e etérea morada, amadíssima Celita.

 

GALERIA DE IMAGENS