Ministério Público do Paraná lança websérie sobre acessibilidade arquitetônica e nos transportes 01/06/2023 - 16:35
A participação ativa da sociedade na identificação e eliminação de obstáculos à inclusão em espaços públicos e privados é o foco da websérie "Acessibilidade Arquitetônica e nos Transportes", lançada pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa (Caop) dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira, 1º de junho. Formada por nove vídeos curtos, com duração de 10 a 30 minutos, a websérie apresenta de forma descomplicada noções básicas e esclarecimentos para a formação de uma visão mais inclusiva.
Os temas dos episódios – calçadas, acesso, circulação interna, sanitários, transportes e equipamentos urbanos – são abordados no formato de entrevistas, que mesclam conteúdo jurídico e técnico, em uma linguagem clara para o espectador. Além de contribuir para o aperfeiçoamento da atividade ministerial, as informações da websérie podem auxiliar a população a fiscalizar o cumprimento das legislações de acessibilidade.
Três episódios já estão disponíveis na página criada especialmente para o projeto, no site do Caop. Novos vídeos serão liberados semanalmente.
Confira aqui a página com todos os episódios
“A acessibilidade é um direito meio para o exercício dos demais direitos e essencial para que a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida possa viver de forma independente, exercer sua cidadania e participar da vida social em condições de igualdade”, afirma a coordenadora do Caop, a procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço.
De acordo com a procuradora, a websérie surgiu com o intuito de ofertar conhecimento, de maneira simples e compreensível, para que pessoas comuns também possam identificar situações corriqueiras que indicam falta de acessibilidade e contribuir para uma sociedade mais inclusiva. “Sabemos que as questões relacionadas à acessibilidade envolvem uma série de normas e critérios técnicos, bem como a avaliação de profissionais qualificados. Mas existem irregularidades que, de tão notórias, podem ser percebidas até mesmo por uma pessoa leiga”, explica.
A promotora de Justiça Melissa Cachoni Rodrigues, que participa dos episódios ao lado do engenheiro de segurança Roberto Luís Fonseca de Freitas e do engenheiro especialista em acessibilidade Sergio Yamawaki, afirma que o projeto é um sonho antigo do Centro de Apoio e que “um dos grandes objetivos práticos da websérie é qualificar o olhar dos membros e servidores do MP e do público em geral para a identificação de falhas na acessibilidade e, especialmente, de possibilidades e oportunidades de melhoria, visando a efetiva garantia de direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.”
Lançamento - Os primeiros episódios da websérie foram apresentados na sede do MPPR, em Curitiba, para integrantes da instituição e convidados que atuam na área. Participaram o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná, Jorge Nei Neves; a coordenadora da Coordenação da Política da Pessoa Idosa do Paraná, Adriana dos Santos Oliveira; a coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes, que também representou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba; a secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná Herica Aline de Paula Sarmento; o servidor do Coede Roberto Leite; a diretora do Crea-PR, Sandra Regina Cabel; a gerente de fiscalização do Crea-PR, Mariana Alice Maranhão; e o engenheiro mecânico Sergio Yassuo Yamawaki.