Ministério Público do Paraná recebe alunos e professores finalistas do concurso Caravana da Cidadania, iniciativa voltada à formação de adolescentes 09/11/2023 - 14:10

Estudantes e professores do ensino médio de 32 escolas públicas paranaenses, finalistas do concurso Caravana da Cidadania 2023, foram recebidos pelo Ministério Público do Paraná na última terça-feira, 7 de novembro, em Curitiba. A ação integra o projeto Geração Atitude e visa premiar as melhores ideias para mudar o Paraná, que são apresentadas no formato de propostas de projetos de lei. Nesta edição, concorreram mais de 400 alunos de todo o estado. A premiação foi uma viagem à capital paranaense, que incluiu visita ao MPPR, às sedes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e a pontos turísticos da cidade.

Os participantes da Caravana da Cidadania foram recebidos pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora da Escola Superior do MPPR, Samia Saad Gallotti Bonavides, que falou sobre a atuação da instituição e a importância do projeto. “O Geração Atitude apresenta aos estudantes lições sobre democracia e diálogos que produzem a construção da cidadania, discutindo questões que estão relacionadas a nossa vida coletiva, além das atividades do Ministério Público em prol da coletividade, dos direitos coletivos, da infância, da saúde e do meio ambiente, por exemplo”, explica a procuradora.

Como parte da programação, os estudantes assistiram à palestra de André Bakker, gestor de pesquisa e projetos do Instituto Aurora, sobre a relação entre bullying e infrações aos direitos humanos.

Premiados – O anúncio dos vencedores do concurso Caravana da Cidadania foi realizado no Plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 8 de novembro. O primeiro colocado foi o aluno Robson da Silva Quevedo, do Colégio Estadual General Carneiro, do município de Roncador. Sob a orientação da professora Veronice Divino, ele desenvolveu o projeto “Teste Vocacional nas Escolas”, que prevê a implementação de programas sociais em escolas públicas estaduais, visando a profissionalização e o direcionamento dos estudantes por meio de testes vocacionais e oficinas de apoio.

O segundo lugar ficou com o aluno Jonas Jorge Guerra, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, da cidade de Inajá, que teve a orientação da professora Maryana Cardoso Blasque, no projeto “Quanto mais, melhor” – que propõe a disponibilização de cursos preparatórios de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alunos do terceiro ano do ensino médio ou cursos técnicos integrados de escolas públicas.

A terceira colocação foi da aluna Lara Cristina Fiametti Manfredi, do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra, de Realeza, sob a orientação do professor Fernando Mantella dos Santos, com projeto que propõe a obrigatoriedade de proporcionar cursos sobre área rural em escolas rurais.

Protagonismo Juvenil – O Geração Atitude é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, que tem como principal objetivo promover a participação social e o protagonismo juvenil de alunos do ensino médio da rede pública de ensino. É desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná

A iniciativa, que está na oitava edição, contempla duas ações específicas: “Geração na Escola”, atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito na formação cidadã dos alunos e a “Caravana da Cidadania”, concurso que seleciona as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná.

GALERIA DE IMAGENS