Procurador aposentado Hélio Lewin é nomeado Cidadão Benemérito do PR 18/10/2023 - 11:42
O procurador de Justiça aposentado Hélio Airton Lewin recebeu o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, em sessão realizada nesta terça-feira, 17 de outubro, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Assembleia do PR e reuniu amigos, familiares e integrantes do Ministério Público do Paraná, instituição na qual Hélio Lewin atuou de forma dedicada por 50 anos.
Sancionada na Lei 21.036/2022 pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, a homenagem foi proposta pelos deputados Ademar Traiano, Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi e Mauro Moraes, em reconhecimento a Hélio Lewin pelos relevantes serviços prestados à população paranaense.
Agradecimento - Em seu discurso, Lewin afirmou que a homenagem permanecerá para sempre gravada em seu coração, graças à sua magnitude, importância e honra inestimáveis. “Uma ocasião memorável e inesquecível que, de forma singular, irradia uma intensidade que transcende o pensamento comum. Uma honra ainda maior considerando as várias gerações de colegas de Ministério Público, passadas, presentes e futuras. Um legado que perdurará como um farol, iluminando os caminhos da justiça e do compromisso inabalável com a verdade”, afirmou.
Humildemente, dedicou o tributo ao MPPR e a todos os seus integrantes: “Reitero enfaticamente que a honraria hoje concedida pertence a nós todos do Ministério Público, incluindo as gerações passadas que, com denodo, competência, inúmeras dificuldades e percalços através dos anos, construíram-no honrado e respeitado pela sociedade paranaense e brasileira. É nosso dever persistir nessa luta gloriosa de preservação do prestígio e respeito granjeados através dos anos pela nossa instituição”.
Emocionado, expressou seu amor e gratidão aos inúmeros amigos conquistados ao longo dos anos e a todos os familiares que o apoiaram e encorajaram, em especial, a esposa Ana Maria, os filhos e os netos.
Mesa de honra – Integraram a mesa de honra do evento os deputados Ademar Traiano, Luiz Claudio Romanelli e Alexandre Curi, o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Orlando Pessuti, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e o promotor de Justiça André Glitz, representando a Associação Paranaense do Ministério Público.
Em nome do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia destacou sua profunda emoção diante da magnificência e da grandeza do evento e do homenageado. “Hélio Airton Lewin, paranaense, curitibano da gema, que cresceu nas ruas desta cidade, um padrão de operador do direito, modelo de pessoa humana, homem que dedicou sua vida à causa pública, prestando relevante serviço à sociedade paranaense durante 50 anos. Sua história se confunde com a do próprio Ministério Público. E é por isso que hoje expressamos nossa gratidão eterna a essa augusta casa de leis, que num vislumbre de respeito à instituição e aos valores éticos da sociedade paranaense, formaliza o capítulo de ouro escrito por Hélio Lewin na história do Paraná”, declarou Giacoia.
Autoridades - Prestigiaram a solenidade a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, os procuradores de Justiça Adolfo Vaz da Silva Junior, Eliezer Gomes da Silva, Francisco José Albuquerque de Siqueira Branco, Hilton Cortese Caneparo, Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, Ivonei Sfoggia, Jacqueline Batisti, Miguel Jorge Sogaiar, Milton Riquelme de Macedo, Ney Roberto Zanlorenzi, Olympio de Sá Sotto Maior Neto e Sonia Marisa Taques Mercer, além do assessor de gabinete da PGJ Luiz Celso de Medeiros, dos desembargadores Cláudio Smirne Diniz, Domingos Thadeu Ribeiro da Fonseca e Eduardo Augusto Salomão Cambi, dos procuradores de Justiça aposentados José Carlos da Costa Coelho e Vani Antônio Bueno e de promotores de Justiça e servidores do MPPR.
Trajetória - Hélio Lewin ingressou no Ministério Público do Paraná em 1971, atuando como promotor substituto nas comarcas de Irati, Rebouças, Mallet e Teixeira Soares. Foi promovido a promotor de Justiça de entrância inicial da comarca de Matelândia (1973). Posteriormente, foi promovido à entrância intermediária em Foz do Iguaçu (1977) e à entrância final de Curitiba (1982). No mesmo ano, foi designado para prestar serviços na 8ª Seção Judiciária em Curitiba e, na sequência, nomeado como chefe de Gabinete na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Governo José Richa (1983 a 1987). Após esse período, foi designado para a Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Curitiba, passando, em seguida, para a 2ª Vara de Execuções Penais.
Foi designado à função de adjunto da Corregedoria-Geral do MPPR em 1990, tornando-se procurador de Justiça em 18 de fevereiro de 1991. Ocupou o cargo de diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça durante os anos de 1992 a 1994. Foi coordenador do Centro Operacional das Promotorias de Execução Penal em 1995 e eleito corregedor-geral do Ministério Público por dois mandatos consecutivos (1997 e 2001). Após seu mandato, retornou ao cargo de coordenador do Caop de Execuções Penais em 2002, sendo designado como representante permanente no Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas. Em 2011, foi eleito membro do Conselho Superior do Ministério Público, em 2015, passou a integrar o 1º Grupo da Procuradoria de Justiça Criminal e, em 2021, assumiu a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, do Júri e de Execuções Penais.