Procurador de Justiça Vani Antônio Bueno despede-se do Ministério Público do Paraná 04/10/2023 - 11:59

O procurador de Justiça Vani Antônio Bueno despediu-se do Ministério Público do Paraná, nesta quarta-feira, 4 de outubro, data de sua aposentadoria, depois de 33 anos dedicados à instituição. Em uma solenidade marcada por muita emoção – realizada na Galeria de Procuradores de Justiça, na Sala de Atos do Bloco II, em Curitiba – Vani recebeu homenagens e foi prestigiado por familiares e amigos que conquistou ao longo de sua trajetória no MPPR e na Polícia Militar do Paraná, corporação que integrou por 13 anos.

Em discursos de agradecimento, gratidão e reconhecimento pela trajetória de Vani Bueno, fizeram uso da palavra: a corregedora-geral, Rosangela Gaspari; a presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Symara Motter; o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira, representando o secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o deputado estadual Gilson de Souza e o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Prestigiaram a cerimônia a esposa Gilcemar, os filhos Cristiane e Cristiano, a nora Aretuza e as netas Laura, Luiza e Rafaela.

 

Clique na imagem abaixo e confira a mensagem de Vani Antônio Bueno a todos os colegas do MPPR

Vídeo Vani Bueno

 

 

Trajetória

Vani Antônio Bueno ingressou no MPPR em 13 de julho de 1990, como promotor substituto em Campo Mourão. Um ano depois, foi promovido a titular da comarca de Chopinzinho e, em seguida, atuou em Laranjeiras do Sul, Paranaguá e Curitiba. Na capital, assumiu a Promotoria de Investigação Criminal (PIC), que posteriormente deu origem ao atual modelo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Em março de 2012, tomou posse como procurador de Justiça, ocupando, mais recentemente, o cargo de coordenador de Segurança Institucional.
 

Depoimentos

"Vani Antônio Bueno é um Procurador de Justiça que ingressou há 33 anos no MPPR e manteve até a sua aposentadoria o entusiasmo com as atribuições ministeriais, possuindo a vitalidade de um jovem Promotor Substituto. Sua trajetória honra a Instituição, pois sempre foi extremamente responsável, ciente de seus deveres como autoridade pública e jamais se acovardou diante de ameaças decorrentes de sua atuação na seara criminal, notadamente na Promotoria de Investigação Criminal (atual GAECO). Cumpriu com louvor seu mister e seu exemplo permanecerá na história institucional. " Rosangela Gaspari, corregedora-geral.

“Não devemos lamentar a despedida, mas sim celebrar os momentos de alegria proporcionados pela trajetória de coragem deste grande homem, que combateu o bom combate, enfrentou turbulências e venceu toda a tempestividade do mar das dificuldades e dos desafios da vida. A homenagem à Vani Bueno, realizada às vésperas de sua idade jubilar, é fruto do merecido reconhecimento pelos valiosos anos de trabalho dedicados à instituição, na luta pela promoção da justiça, da segurança institucional, da paz, contribuindo assim para a construção de uma sociedade progressivamente melhor e mais justa. Sua história de fé, integridade de caráter e grandeza moral permanecerão indeléveis nas páginas da história do Ministério Público do Paraná”. Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça

 

GALERIA DE IMAGENS