Questões falam de como denunciar racismo e se há prisão nesse crime 03/08/2022 - 10:20
Nesta semana, a questão do racismo foi pauta de diversas discussões na imprensa e nas redes sociais após um incidente em Portugal envolvendo a atriz brasileira Giovanna Ewbank. A propósito dessa situação, o MP Responde esclarece dúvidas sobre o tema, respondidas pelo promotor de Justiça Rafael Osvaldo Machado Moura, que integra o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier), do Ministério Público do Paraná. Confira:
- Presenciei um caso de racismo num shopping. Posso denunciar? Quem devo procurar?
- Uma pessoa pode ser presa por fazer ofensas racistas?
Serviço à população – O MP Responde tem o formato de spot com aproximadamente um minuto de duração nos quais procuradores e promotores de Justiça respondem perguntas relacionadas ao trabalho do Ministério Público e a assuntos jurídicos.
Os spots podem ser veiculados gratuitamente por qualquer rádio interessada. As perguntas são baseadas em questões da comunidade que chegam ao MPPR e também é possível sugerir temas. Os contatos são o e-mail: [email protected] ou o telefone (41) 3250-4469.
Podcasts – Os programas de rádio do MPPR também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.
Edições anteriores:
- Como posso auxiliar um dependente químico que se nega a receber ajuda?
- Existem serviços de graça para um dependente químico que queira se tratar?
- Quem fiscaliza as urnas eletrônicas para garantir que não haja fraudes nas eleições?
- Um homem passou a mão em mim e fugiu. Posso denunciar? Quem devo procurar?
- Sofri importunação no ônibus, mas não conheço o autor, e ele fugiu. Posso denunciar mesmo assim?