Recadastramento e prova de vida são obrigatórios para garantia de benefícios a aposentados 04/11/2021 - 17:36
Para garantir a manutenção de benefícios, entre os dias 8 de novembro e 3 dezembro, os (as) integrantes aposentados (as) do Ministério Público do Paraná precisam realizar os procedimentos de recadastramento e de prova de vida. A execução dos processos é obrigatória, conforme estabelece a Resolução 1634/2004-PGJ/MPPR.
A exigência decorre da implantação do e-Social, sistema instituído pelo governo federal para integrar os dados gerados pelas empresas públicas referentes às obrigações acessórias de caráter trabalhista, fiscal e previdenciário.
Como fazer – Para realizar os processos, os aposentados deverão acessar o Portal dos Aposentados, na aba Recadastramento e Prova de Vida, sendo que o passo a passo para os procedimentos pode ser acessado aqui, ou conferido logo abaixo.
Segundo o Departamento de Gestão de Pessoas do MPPR, após entrar na tela inicial do Portal dos Aposentados, para fazer o recadastramento e a prova de vida, os usuários devem:
Recadastramento
1. Clicar no ícone Recadastramento e Prova de Vida.
2. Realizar o login no sistema, utilizando as mesmas credenciais usadas para o acesso ao Portal do Aposentado.
3. Acessar o menu de “Recadastramento” e o item “Cadastro” e, em seguida:
a. Clicar no botão “Iniciar Recadastramento”;
b. Conferir e alterar as informações de cada aba;
c. Clicar em “Salvar e próxima” sempre que completar uma das abas;
d. Ao terminar o preenchimento das abas, clicar em “Gerar Relatório PDF”;
e. Conferir o documento gerado, imprimir e assinar;
f. Concluir o Recadastramento pelo botão “Sim”;
g. Enviar/Levar o documento para o DGP (Rua Marechal Hermes, 751 – Centro Cívico – Curitiba/PR – CEP 80530-230).
Prova de vida
a. Clicar no botão marcado “Gerar Protocolo de Atualização de Prova de Vida”;
b. Conferir os dados, imprimir o protocolo;
c. Comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas (sede em Curitiba) ou na Promotoria de Justiça mais próxima de sua região, munido do protocolo impresso;
d. Apresentar documento com foto e assinar o protocolo na presença de servidor ou membro do MPPR.
Acesse aqui o manual de Recadastramento e de Prova de Vida
O recadastramento também será útil também para o aprimoramento dos canais de comunicação com membros e servidores aposentados. Já a prova de vida é um mecanismo de segurança, e tem como principal objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Em caso de dúvida, entre em contato com o servidor Matheus Luís Becchi por meio do telefone (41) 3250-4146 ou e-mail [email protected] ou contate o Suporte ao Aposentado.