Em cumprimento à sua função institucional, a SUBPLAN, por meio do Departamento de Desenvolvimento Organizacional (DDO), tem atuado na gestão dos processos de trabalho com o objetivo de garantir a celeridade e a eficácia da atuação do Ministério Público.
Dentre as diversas etapas previstas na gestão de processos, estão o mapeamento, o levantamento de pontos críticos, a definição de um fluxo modelado (ideal) e, finalmente, a divulgação dos procedimentos finalizados. O procedimento resume o método que colocará o processo em prática, sendo uma referência importante para gestores e executores.
Nesta seção, estão reunidos os Procedimentos de Apoio Finalístico, que são voltados para o estudo e aprimoramento dos processos que dão suporte à atividade-fim da Instituição. Até o momento, foram desenvolvidos nas seguintes áreas:
- Departamento de Distribuição e Controle Processual - DDCP
- Centros de Apoio Operacional - CAOPs
- Centro de Apoio Técnico à Execução - CAEx
Departamento de Distribuição e Controle Processual - DDCP
Em trabalho conjunto com o Departamento de Distribuição e Controle Processual da SUBJUR, antigo Departamento Judiciário, o DDO finalizou os Procedimentos de Apoio Finalístico da Secretaria de 2º Grau.
Ao todo, foram elaboradas sete rotinas específicas, como o recebimento e separação de processos de 2º grau que vem do Tribunal de Justiça; sua distribuição e entrega aos gabinetes; a devolução pelos gabinetes e o retorno ao Judiciário. Também foram padronizadas as rotinas de elaboração de pautas de julgamentos em que atuarão os Procuradores de Justiça.
Clique e conheça os procedimentos na íntegra:
Centros de Apoio Operacional - CAOPs
Os Centros de Apoio Operacional (CAOPs) prestam apoio técnico-jurídico fundamental às Promotorias e Procuradorias de Justiça. No Ministério Público do Paraná, há 10 (dez) Centros de Apoio, que atuam nas mais diversas áreas.
Com o objetivo de aprimorar a qualidade, facilitar a consulta pelas unidades e padronizar o fluxo de trabalho, foi desenvolvido o Procedimento de Consulta aos CAOPs, em uma parceria da SUBPLAN - por meio do Departamento de Desenvolvimento Organizacional (DDO) - e dos Centros de Apoio.
Clique abaixo e conheça os Procedimentos de Consultas aos CAOPs:
Centro de Apoio Técnico à Execução - CAEx
Os processos implantados no sistema referem-se ao estabelecimento de projeto para a elaboração do Relatório de Inteligência (RELINT) pelo Núcleo de Inteligência (CAEX/NI) e o Relatório de Inteligência Financeira (RIF), que é disponibilizado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e analisado pelo CAEX/NI.
Clique abaixo e conheça os Procedimentos do CAEx NI: