18/07/17 - Julgamentos no Tribunal do Júri - Marcelo Balzer Correia

Os julgamentos no Tribunal do Júri movimentam o imaginário popular: muito por conta dos inúmeros filmes que abordam o tema, mas também por tratarem de crimes que, muitas vezes, ganham repercussão na mídia. Para falar sobre como funcionam os julgamentos no Brasil, recebemos nesta semana no MP no Rádio o promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia, do Ministério Público do Paraná, profissional que tem vasta experiência na matéria – já teve participação em mais de mil júris.

Clique aqui para baixar o bloco um (6min17s) e aqui para o bloco dois (7min12s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (15min30s). Se você só quer ouvir o programa, clique aqui.

Além da entrevista, o MPPR está com uma matéria especial sobre o rito do Tribunal do Júri. No Paraná, só neste ano, já foram realizados 600 julgamentos relacionados a crimes contra a vida. Em 2016, foram 1,3 mil. O texto pode ser acessado aqui.

Marcelo Balezr Correia

Educação – Na semana passada, ainda a propósito dos 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, celebrados em 13 de julho, o programa falou sobre educação. Conforme o ECA, toda criança e adolescente tem direito à educação, “um dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público”, e que deve ser garantido como prioridade. Ou seja: a educação deve – ou deveria – vir em primeiro lugar. Para tratar desse tema, recebemos a promotora de Justiça Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, que integra o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, do MPPR. A conversa pode ser acessada aqui.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido dentro do contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem