05/03/2019 - Carnaval e patrimônio cultural - Alberto Vellozo Machado e Thiago de Azevedo Hoshino

Alberto Vellozo e Thiago Hoshino
Nesta edição, o MP no Rádio trata de um tema que mobiliza boa parte do país nesta primeira semana de março: o Carnaval, um dos feriados mais celebrados e uma das maiores manifestações populares do Brasil.

Para falar de Carnaval como festa democrática e patrimônio cultural, da importância da cultura na Constituição Federal e também da ocupação da cidade pela população, o programa recebe o procurador de Justiça Alberto Vellozo Machado, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, do Ministério Público do Paraná, e o assessor jurídico Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino, do MPPR, que também é pesquisador do Núcleo de Constitucionalismo e Democracia do Centro de Estudos da Constituição da Universidade Federal do Paraná.

 

Entrevista em bloco único

 

Entrevista em partes: bloco um

 

Entrevista em partes: bloco dois

 

Cidadania – O MP no Rádio tratou na semana passada de cidadania, termo previsto já no primeiro artigo da Constituição Federal como um dos fundamentos da República, mas que nem sempre é bem compreendido. A entrevistada é a procuradora de Justiça Samia Saad Galotti Bonavides, do MPPR. Durante a conversa, ela define o conceito de cidadania, fala sobre o papel de cada brasileiro como cidadão e discorre a respeito de como a democracia vai além da eleição, entre outros tópicos. Confira aqui a conversa.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpno[email protected] e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.