30/10/2018 - Direitos dos pacientes com câncer I - Marcelo Maggio
A propósito das várias mobilizações referentes à prevenção e tratamento dos cânceres de mama, em outubro, e de próstata, em novembro, o MP no Rádio traz uma série especial com dois programas para falar sobre os direitos dos pacientes com câncer. O entrevistado é o promotor de Justiça Marcelo Maggio, do Ministério Público do Paraná, que atua na Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba.
Na edição desta semana, a conversa destaca a questão da promoção da saúde como um direito e a forma como o tratamento de câncer é conduzido dentro da rede pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e também via planos de saúde.
Entrevista completa
Entrevista em partes - bloco um
Entrevista em partes - bloco dois
Na próxima semana, serão discutidos os direitos para além do tratamento da doença, como cirurgias reparadoras, isenção de alguns impostos e outros benefícios garantidos por lei a pessoas com câncer.
Constituição 30 anos – Por ocasião dos 30 anos da Constituição Federal Brasileira, celebrados no início de outubro, o programa MP no Rádio da semana passada recebeu o procurador de Justiça Mauro Sérgio Rocha, do MPPR. Durante a conversa, ele falou a respeito das mudanças e garantias conquistadas em diversas áreas a partir de 1988, analisou alguns pontos polêmicos e explicou a importância da Constituição para a efetivação de direitos, bem como e os riscos de uma eventual “nova constituinte” para alteração do que hoje está em vigor. Confira aqui.
Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.
Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnor[email protected] ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.