Caderno e Calendário

O caderno e o calendário do MPPR surgiram em 2011 por iniciativa da Assessoria de Comunicação em parceria com a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (SubPlan), logo após a inauguração do Planejamento Estratégico institucional. O objetivo, naquela época, era reforçar os objetivos, as metas e o mapa estratégicos e abordar o tema de forma leve, para que fosse bem disseminado entre os integrantes. A partir de 2012, a Assessoria de Comunicação ficou responsável pela totalidade do projeto, tornando-o permanente. A produção do material começa já no início de cada ano, para que possa ser distribuído aos integrantes em tempo hábil, pois o processo envolve muitas etapas, além do procedimento de licitação. Para a escolha do tema, são realizadas pesquisas e pré-seleção de artistas e obras pela equipe da Assessoria de Comunicação, apresentadas para a escolha final da Procuradoria-Geral de Justiça. O trabalho é feito para agradar a todos em suas necessidades: reúne espaço para o planejamento mensal, caderno para anotações gerais e o calendário, em que também é possível anotar compromissos.

Relembre todas as edições:

2024 - Centro de Ilustração Botânica do Paraná

A edição de 2024 foi ilustrada com 30 imagens da flora brasileira, produzidas por artistas que integram o Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP). A ilustração botânica é um segmento do desenho científico e usa a arte para representar graficamente espécies vegetais com a maior fidelidade possível. É considerada importante para a Botânica porque a descrição de uma planta deve ser acompanhada de ilustração que comprove tratar-se de uma nova espécie. Assista aqui ao vídeo de apresentação.

Caderno e Calendário MPPR

 

2023 - Ida Hannemann de Campos

Os cadernos e calendários de 2023 foram ilustrados com obras da artista paranaense Ida Hannemann de Campos, pintora, desenhista, aquarelista, gravadora, ceramista, tapeceira e poetisa. Nascida em Curitiba, foi um dos nomes mais representativos da primeira geração modernista no Paraná, acompanhando as mudanças nas artes e na cultura. Sua obra registrou traços impressionistas, realistas e cubistas. Ida foi a primeira mulher contemplada com uma edição exclusiva. Destaca o texto de apresentação do material: “que o olhar feminino possa sempre se fazer presente na arte de ilustrar a vida e nos diferentes ambientes da instituição”. Assista ao vídeo sobre o material.

2022 - Daniel Castellano

Edição ilustrada por fotografias de Daniel Castellano, premiado fotógrafo paranaense, que gentilmente cedeu as imagens para o MPPR. Castellano registra lugares do Paraná com um olhar único e sensível, e o equilíbrio que faz entre luz, sombra e cores torna as paisagens ainda mais bonitas. As imagens reproduzidas no material institucional são composições artísticas que registram o amanhecer iluminando as copas das araucárias, a exuberância das Cataratas do Iguaçu, os raios de sol destacando alguns pontos turísticos de Curitiba, o encanto do interior, o esplendor e a diversidade do litoral.  Assista ao vídeo sobre o material.

Caderno e Calendário MPPR

 

2021 - Marcos Beccari

Além de revelarem uma técnica apurada, as aquarelas de Marcos Beccari se destacam pelo realismo. A expressividade dos olhares, formas e corpos provocam uma certa confusão entre o que é a realidade e a pintura. Em diferentes contextos, cotidianos e ambientes, as aquarelas de Beccari nos lembram da grande lição de 2021: a importância do SER HUMANO. Assista ao vídeo sobre o material.

2020 - Gustavo Carneiro

Em homenagem aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o material foi ilustrado com imagens de meninos e meninas, que, apesar da situação de vulnerabilidade em que vivem, trazem no semblante a pureza e a alegria da infância. As fotos, feitas pelo fotógrafo Gustavo Carneiro, e cedidas gratuitamente, retratam a realidade de uma comunidade de Londrina (São Jorge), mas são representativas do cenário encontrado em inúmeras localidades do Paraná e do Brasil. Assista ao vídeo sobre o material.

2019 - Urban Sketchers

O termo Urban Sketchers significa “esboços urbanos” e é usado para denominar uma comunidade global de desenhistas que produz arte a partir da observação do cotidiano das cidades. Resgatando o antigo hábito de artistas viajantes, o grupo se reúne para registrar cenas e paisagens nas mais diversas técnicas. Seis artistas desse movimento cederam suas obras, inspiradas em cidades paranaenses, para o caderno e o calendário de 2019. Cada um revela seu próprio estilo, utilizando diferentes materiais e apresentando resultados únicos. Assista ao vídeo sobre o material.

2018 - Sérgio Rannali

Os cadernos e calendários do MPPR de 2018 foram ilustrados com imagens de Sérgio Ranalli, um dos mais respeitados fotojornalistas do país, que cedeu gratuitamente as imagens. As fotografias, quase todas aéreas, retratam em sua maioria cenários rurais do Paraná. Considerado um garimpeiro de imagens, Ranalli é reconhecido pelos contrastes marcantes e pela fusão dos elementos tempo e distância, que podem ser considerados recados da natureza para o homem.

2017 - Clique Cidadão

As fotografias que ilustram a edição de 2017 foram selecionadas entre mais de mil imagens enviadas por servidores, membros e estagiários para participação das edições do concurso Clique Cidadão. São cenas que destacam pessoas e lugares que representam os diferentes olhares sobre a realidade nas diferentes áreas de atuação do Ministério Público. Assista ao vídeo sobre o material.

2016 - Sebastião Salgado

As imagens que compõem o caderno e o calendário do MPPR de 2016 foram gentilmente cedidas por Sebastião Salgado, sendo extraídas do aclamado livro “Gênesis”, trabalho considerado pelo próprio artista como “uma carta de amor para o planeta”. A obra, que levou oito anos para ser concluída, procura retratar a coexistência entre a sociedade e a natureza ao longo dos tempos. As fotos mostram lugares e habitantes de várias partes do mundo, revelando as fragilidades e a grandeza da Terra.

2015 - Fernando Velloso

O material foi ilustrado com obras do consagrado pintor paranaense Fernando Velloso, que gentilmente cedeu os direitos autorais de algumas de suas telas. No lançamento do material, o artista, ícone do movimento modernista e idealizador do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, recebeu pessoalmente a homenagem e o agradecimento do procurador-geral de Justiça.

2013 - Poty Lazzarotto

A 3ª edição do calendário e do caderno institucional foi ilustrada com obras do paranaense Poty Lazzarotto, cujos direitos foram cedidos pela família do artista. Quase 7 mil obras foram cuidadosamente analisadas para a composição do material. Optou-se por trabalhos menos conhecidos, que demonstrassem a diversidade de estilos e de cenas imortalizadas pelas mãos de Poty. O modelo de agenda foi alterado para o formato de caderno, a partir de pesquisa de opinião realizada com os integrantes.

2012 - Clique Cidadão

A partir de sugestões feitas pelo público interno, o calendário passou a ter um espaço para anotações referentes a compromissos, enquanto a agenda trouxe campos destinados ao planejamento mensal dos setores, além de páginas específicas para cada dia do ano. O material foi ilustrado com imagens premiadas na primeira edição do Clique Cidadão, concurso fotográfico que promove a valorização dos talentos de membros, servidores e estagiários.

2011 - Planejamento Estratégico

O lançamento oficial da primeira edição do caderno e do calendário institucional do MPPR foi realizado durante a cerimônia em comemoração do Dia Nacional do MP em dezembro de 2010. Ilustrado com quadrinhos e dicas de trabalho, o material foi idealizado para ajudar no planejamento e na organização da rotina, das reuniões e dos compromissos dos integrantes.