01/06 - INSTITUCIONAL - MPPR é finalista do XV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 01/06/2017 - 17:50
O Ministério Público do Paraná está entre os finalistas do XV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, premiação que destaca projetos de comunicação dos órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins de todo país. O programa MP no Rádio, realizado pela Assessoria de Comunicação da instituição, está concorrendo na categoria Projeto Radiofônico. O prêmio é concedido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e os vencedores serão conhecidos durante o XIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2017), que acontece no dia 30 de junho, em Maceió (AL).
O MP no Rádio é um programa de rádio com foco em serviço e informação, produzido para ser utilizado de forma gratuita por emissoras de rádio de todo o Estado e direcionado a atender a população, notadamente o público de rádio. O programa é semanal e tem o formato de entrevista, com duração média de 15 minutos, sendo produzido pela equipe de comunicação do Ministério Público do Paraná em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), entidade que, por meio de convênio firmado com a instituição, disponibiliza gratuitamente estúdio para a gravação, apoio técnico e auxílio na distribuição. O programa é enviado semanalmente a cerca de 350 emissoras de todo o estado.
Desde o lançamento, em 27 de junho de 2016, até o final daquele ano, houve uma média estimada de 56 “clientes” por edição, valor aferido a partir de cliques na opção “download do programa” (há também a opção “ouvir”). Edições especiais, como as relacionadas às eleições ou a temas de direito de família (por exemplo, pensão alimentícia) chegaram a bater 193 e 110 cliques em downloads. O total de cliques chegou à marca de 3.908 (do lançamento até hoje, 1º de junho de 2017). Não há como precisar quanto isso representou em ouvintes, mas é certo que se trata de um número significativo – só em Curitiba e região metropolitana, por exemplo, o alcance médio do rádio em 2016 chegou a 2,5 milhões de pessoas (conforme pesquisa do Instituto Kantar Ibope Media, utilizada como referência por entidades como a Aerp). A mobilização interna também é expressiva: já foram ao ar 50 edições do MP no Rádio, com 38 convidados entrevistados.
Segundo a diretoria do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, a edição deste ano do prêmio alcançou o recorde de 271 trabalhos inscritos. Concorrem com o MP no Rádio os projetos Minuto do Trabalhador e Programa Trabalho e Justiça, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e do Tribunal Superior do Trabalho, respectivamente.
Clientela preferencial – A despeito da presença maciça da televisão e do avanço das novas mídias a partir da internet, o rádio segue como um dos principais veículos de comunicação do país. Dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 colocam esse segmento como a terceira principal fonte de informação da população, com um alcance que representaria perto de 14,5 milhões de pessoas no Brasil (tendo como referência a projeção de população do IBGE). O mesmo levantamento, em edição anterior, inclui informações especialmente relevantes para o Ministério Público: 91% das pessoas que têm até a 4ª série do ensino fundamental não utilizam a internet. O acesso à web também é baixo entre os que ganham até um salário-mínimo: 78% não acessam. Em contrapartida, o rádio atinge em maior proporção esse público: 55% dos brasileiros com renda de até um salário-mínimo ouvem rádio, bem como 58% das pessoas com escolaridade até a 4ª série do fundamental. Ou seja: o rádio é um veículo que tem forte abrangência dentro do segmento da população que é cliente preferencial da atuação institucional, em proposta alinhada ao Planejamento Estratégico Nacional.
Clique aqui e acesse o hotsite do MP no Rádio.
Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4469
01/06/17
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4469
01/06/17