MPPR conquista 2º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 19/10/2020 - 13:50
O Ministério Público do Paraná conquistou a segunda colocação em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2020: "Mídia Social", com o projeto “Dia Nacional da Consciência Negra”, e "Campanha Institucional de Interesse Público", com a “Campanha pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”. O resultado foi anunciado na última sexta-feira, 16 de outubro.
O prêmio, concedido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos do Sistema de Justiça do país. O MPPR foi o único representante do Ministério Público brasileiro e a única instituição do Paraná entre os concorrentes. Ao todo, 199 projetos se inscreveram na 18ª edição do prêmio, que contou com a participação de 43 instituições. Conheça os demais vencedores e suas respectivas classificações.
Mídia Social: Dia Nacional da Consciência Negra
Para marcar a data de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o MPPR veiculou em seus perfis no Facebook, Instagram e Twitter posts com palavras e termos utilizados no cotidiano dos brasileiros que, em alguma medida, reforçam discursos racistas e de subalternidade da população negra, resquícios do período escravocrata. O conteúdo foi produzido com o objetivo de marcar o posicionamento institucional no combate ao discurso de ódio contra a população negra, bem como despertar o debate junto à sociedade sobre atitudes e expressões racistas que fazem parte do cotidiano, reproduzidas mesmo de forma não intencional. Além disso, o material tinha por finalidade gerar um número de compartilhamento para potencializar o alcance e o crescimento das páginas institucionais.
A publicação teve o melhor desempenho do ano de 2019. As três redes sociais somaram mais de 350 mil pessoas alcançadas, cerca de 37 mil curtidas e mais de 26 mil compartilhamentos. Além disso, os comentários ultrapassaram a marca de 1.200 interações de seguidores e não seguidores no conteúdo.
Essa iniciativa ganhou o segundo lugar da categoria "Mídia Social", a mais concorrida do prêmio, com 27 trabalhos participantes.
Campanha pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Em 2019, para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, a Assessoria de Comunicação do MPPR produziu um conteúdo especial para as redes sociais com a participação de algumas pessoas atendidas pela Casa de Acolhida São José, instituição beneficiada pela Campanha do Agasalho do MPPR. A ideia foi compartilhar as histórias dessas pessoas, buscando dar visibilidade e protagonismo a uma faixa da população que, costumeiramente, passa invisível aos olhos de quem transita pelas ruas. Com esse escopo, foram criados posts com a história de quatro personagens, além de um vídeo. Além das postagens nas redes sociais, foi publicada no site do MPPR uma matéria especial sobre os direitos dessa parcela da população e produzido um programa de rádio.
As publicações alcançaram juntas, no Facebook, Twitter e Instagram, 71,2 mil pessoas. Os vídeos foram visualizados 4,4 mil vezes, e os posts tiveram mais de 1,5 mil curtidas. O resultado mais significativo foi o que alcançou diretamente a população em situação de rua: graças à contribuição de membros, servidores e estagiários em todo o estado, a Campanha do Agasalho de 2019 arrecadou 13.901 doações.
Esse trabalho conquistou a segunda colocação da categoria Campanha Institucional de Interesse Público, a terceira com o maior número de inscritos, totalizando 22 projetos.
Trabalhos premiados
Em 2019, a Campanha do Agasalho do MPPR – edição 2018 – conquistou o segundo lugar do XVII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Comunicação Interna. Em 2018, na 16ª edição do prêmio, o MPPR foi o vencedor na categoria Comunicação Interna com o projeto “Whats do MPPR”, e em 2017 conquistou o segundo lugar na categoria Projeto Radiofônico, com o programa MP no Rádio.
